Marlon Brando
- Concordo inteiramente com você - respondeu Tortsov com calma - e, justamente porque é tão difícil nos isolarmos contra os preconceitos é que precisamos aprender a evitá-los ou a comtrabalançar seus efeitos. - Como se consegue isso? perguntei. - Que é que podemos fazer, e como é que devemos fazer, para conhecer uma peça pela primeira vez? perguntaram os outros alunos. - Vou lhes dizer, respondeu Tortsov. - Antes de mais nada, vocês devem ler e ouvir tudo, todas as peças que for possível, críticas, comentários, opiniões. Isso abastece e estende o seu estoque de material criador. Mas ao mesmo tempo, têm de aprender a salvaguardar sua independência e afastar os preconceitos. Vocês devem formar suas opiniões próprias, e não ir aceitando irrefletidamente as opiniões alheias. Precisam aprender a ser livres. É uma arte difícil, que só dominarão por meio do conhecimento e da experiência. Estes, por sua vez, serão adquiridos não por meio de uma lei qualquer, mas por todo um complexo de conhecimentos teóricos e trabalho prático no campo da técnica artística, e principalmente pela reflexão pessoal, pela penetração nas essências, por muitos anos de prática. Usem o seu tempo de escola para aumentar seus conhecimentos científicos e para aplicar na prática a teoria que aprendem, à medida que forem conhecedo peças e papéis. Gradualmente, ficarão peritos em selecionar suas impressões sobre uma nova peça. Apreenderão a rejeitar o que é falso, excessivo, sem importância. A descobrir o que é fundamental, a ouvir os outros e vocês mesmos, e a descobrir seus próprios caminhos por entre as opiniões alheias. O estudo da literatura mudial os auxiliará tremendamente nesses processos. Em toda peça, como em todos os seres vivos há uma estrutura óssea, membros, mãos, pés, cabeça, coração, cérebro. Uma pessoa literalmente treinada estudará, como o anatomista a estrutura e a forma de cada osso e articulação, e reconhecerá os seus componentes. Dissecará a peça, avaliará seu significado social, fará surgir seus erros, o ponto onde ela bloquia o desenvolvimento do tema principal ou se desvia dele. Poderá perceber rumos novos e originais numa peça, suas características internas e externas, o entrelaçamento das falas, o inter-relacionamento das personagens, os fatos, os acontecimentos. Toda essa ciência, habilidade e experiência é extraordináriamente importane na apreciação de uma obra. Lembrem-se de tudo isso, e usem suas aulas tão zelosa, profunda e plenamente quanto lhes for possível, para estudar a língua, as palavras, a literatura que lhes é ensinada nesta escola.
A criação de um papel Constantin Stanislavski p. 152.
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