Sharaku woodcut 1793/96
Kabuki Os primeiros anos do século XVII, marcado na Europa pelo esplendor do Barroco, trouxe afinal paz ao Japão, depois de uma série de contendas de família e guerras civis. Porém, foi também uma época de novos conflitos, gerados pela primeira instrução de um mundo externo, distante e estranho. Mercadores portugueses estavam levando ao Japão os artigos de sua terra, e os missionários jesuítas de São Francisco Xavier propagavam sua fé. Os extratos burgueses começavam a decidir seu destino e o destino do Estado. Enquanto as solenes danças bukaku haviam encontrado seu lugar no cerimonial da corte imperial e o nô se encaixara inteiramente na estética samurai baseada no zen-budismo, uma nova forma de teatro compreendia agora toda a extensão da realidade social. Era o kabuki. Os três caracteres chineses que expressam hoje a palavra kabuki significam música, dança e habilidade artística. A origem do kabuki é atribuída à bailarina Okuni. Por volta de 1600 Okuni dava receitas de dança e música em diversos da capital Kyoto a fim de colher donativos para reconstrução do seu santuário. O sucesso de sua campanha para arrecadar levou Okuni, por iniciativa própria ou instigação de alguém com faro para negócios, a trocar o caráter religioso de sua arte por outro, comercialmente mais útil. Ela treinou algumas jovens, ensaiou com elas pequenas danças e cenas de diálogo, e começou a aparecer com seu conjunto e uma orquestra de flautas, tambores e tamborins no parque de diversão de verão de Kyoto. Em 1607, Okuni levou suas jovens a Yedo, hoje Tokyo, onde novamente atraiu grandes plateias. Donos de casa de chá espertos começaram a anexar um jardim-teatro kabuki a seus estabelecimentos. Vinte anos mais tarde um edito imperial proibiu o onna-kabuki e o aparecimento de mulheres onna no palco. Doravante nenhuma mulher seria permitido aparecer no kabuki. Os papéis das damas banidas foram assumidos por atores adolescentes, bem como suas outras obrigações. Eles logo inspiraram rivalidades não menos violentas do que as provocadas pelas damas da profissão pois os prazeres do palco e dos bastidores eram igualmente requisitados pelos mercadores ricos, shonins, e membros da classe dos samurais.
Bandõ Tamassaburõ V is a kabuki actor onnagata specializing in female roles
História Mundial do Teatro
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