Projeto Pedagógico Oficinas de Teatro em Inglês

sábado, 20 de outubro de 2018

Não há segredos

Peter Brook

Há um momento em que não se pode continuar dizendo não. No decorrer dos anos, quando as pessoas me perguntavam - Podemos vir e assistir a um de seus ensaios?, eu respondia - Não. Sinto-me compelido a fazer isso por causa de certas experiências negativas. Bem no começo, eu deixava que visitantes viessem aos ensaios. Permiti que um quieto e modesto estudante se sentasse discretamente no fundo do auditório durante os ensaios de uma peça de Shakespeare Ele não era um problema, mal notei sua existência até o dia em que encontrei no bar de um pub local explicando aos atores como eles deveriam atuar suas cenas. Apesar dessa experiência, alguns anos mais tarde, permiti a um autor respeitável observar o processo, uma vez que me convencera de que isso seria importante para sua própria pesquisa. Minha única condição era a de que ele não publicasse nada sobre o que testemunhou. Apesar de sua promessa, surgiu um livro repleto de impressões inexatas, traindo o essencial laço de confiança que é a base para que ator e diretor trabalherm juntos. Mais tarde, quando eu estava apresentando uma peça pela primeira vez na França, descobri que era bastante normal que o proprietário do teatro viesse ao espetáculo com seus amigos ricos, em casacos de pele e joias, e conversassem animadamente, observando essas estranhas e engraçadas criaturas chamadas atores, não hesitando em fazer comentários barulhentos e frequentemente sarcásticos sobre o que viram. 

William Nadyla, Rikki Henry, Nonhlanhla Kheswa in Adelaide for the Australian premiere of Peter Brook's production of The Suit

Nunca mais! jurei. E, com o passar dos anos, cada vez mais vejo quão importante é para os atores que são naturalmente medrosos e hipersensíveis, saberem que estão totalmente protegidos pelo silêncio, intimidade e privacidade.Quando se tem essa segurança, é possível a cada dia experimentar, errar, ser todo, ter a certeza de que fora dessas quatro paredes ninguém jamais saberá, e a partir desse ponto se começa a encontrar força que o ajuda a se abrir, tanto para si mesmo quanto para os outros. Percebi que a presença até mesmo de uma única pessoa em algum lugar no escuro atrás de mim é uma distração contínua e fonte de tensão. Um observador pode até ser uma tentação para que o diretor se exiba, intervenha onde deveria ficar calado, por medo de parecer ineficiente, desapontando assim o visitante. Essa é a razão pela qual tenho sempre negado os constantes pedidos para se observar nosso trabalho. Embora eu entenda o quanto as pessoas querem saber o que acontece lá, o que nós realmente fazemos...

Não há segredos reflexões sobre atuação e teatro Peter Brook p. 79,80. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O juizo final

Muitas semanas se passaram e as ondas agitadas da vida se fecharam sobre o frágil esquife de Eva. As necessidades cotidianas não respei...