O que são segundo a tradição, foi o deus Shiva que, num gesto de bondade, ensinou à sua esposa, a deusa Parvati, a Hatha Yoga, incluindo os ásanas em número igual ao de todas as espéies de seres vivos que existem na terra. Entre tantas, oitenta e quatro são as principais. Destas, apenas algumas têm sido usadas frequentemente. A finalidade principal de um ásana é sempre de natureza mental. Vencendo a inquietude e a fragilidade da mente, facilitam a concentração criando condições de administrá-la. No entanto, as consequências benéficas sobre o soma ou corpo não são menos profundas. No psíquico como no físico, os ásanas melhoram os que os praticam. Doença, embotamento, dúvida, negligência, avoamento, indolência, ilusão e instabilidade emocionais, geradores de inquietação mental, não resistem à poderosa atuação dos vários ásanas, quando praticados com habilidade e assiduidade. O homem normal, em suas ocupações, no repouso, nos divertimentos, em casa, na rua, na igreja, fazendo uma refeição ou dormindo, não sai de um ciclo reduzido e pouco variado de movimentos e posturas corporais. São sempre os mesmos conjuntos de músculos, de órgãos e de articulações que se movimentam. Há partes do corpo humano que ficam à margem destas ações rotineiras, portanto, relegadas ao esquecimento e, consequentemente, à atrofia. Os ásanas mexem com esses músculos, articulações e órgãos que raramentente se movimentam. Disto resultam agradável e estimulante, por exemplo, o que sentimos ao posarmos sobre a cabeça uma posição oposta àquela em que durante toda a vida estivemos. Alguns ásanas, pressionando um conjunto de víscera, provocam massagens naturais, outras, flexionando o que normalmente é rígido e reto, constituem verdadeiras fontes de prazer. Espreguiçar-se, depois de horas de trabalho sedentário, não é um autêntico prazer? Pois bem, os ásanas são uma espécie de espreguiçamento.
Agindo sobre a musculatura, interferindo no aparelho circulatório, no sistema nervoso, principalmente em determinados plexos, estimulando determiandas glândulas, massageando agora este, depois outro órgão, os ásanas, verdadeira formacopéia mecânica, asseguram a saúde, a flexibilidade, o frescor característico de todo o corpo jovem. Ainda de maior significação é o que cada um deles dtermina sobre o corpo prânico, interferindo na circulaçao energética, que ocorre na rede dos naddis, ativando e desenvolvendo os chakras, suprindo um e drenando outro de prana.
Aspecto psíquico da respiração
Para melhor evidenciar a natureza psíquica da respiração, basta considerar as alterações rítmicas funcionais que concomitantemente ocorrem com as alerações psíquicas. Na inquietude mental e emocional observa-se a respiração acelerada. Torna-se lenta nos estados em que nos achamos fisica, mental e emocionalmente tranquilos. Se nos envolve um conflito entre duas tendências ou desejos antagônicos, ela se faz irregular ou arrítimica. Se, no entanto, nos encontramos integrados, livres de contadições psíquicas, respiramos normalmente.
Autoperfeição com Hatha Yoga um clássico sobre saúde e qualidade de vida Hermógenes p. 105.
Nenhum comentário:
Postar um comentário