Projeto Pedagógico Oficinas de Teatro em Inglês

sábado, 1 de setembro de 2018


O emissor no Brasil

O Ministério das Telecomunicações controla a distribuição das licenças a iniciativa privada e também o seu funcionamento, por meio da rede nacional de emissoras, o que significa que todas as estações de rádio e de televisão são controladas 24 horas por dia pelo Estado. Os requisitos básicos para que uma empresa obtenha uma licença para um canal de rádio e ou televisão são os seguintes: todos os membros da empresa têm der ser brasileiros de nascimento e o capital social varia segundo a potência da emissora. Assim, para maior potência é exigido maior capital. O alcance de uma emissora corresponde ao volume de capital do grupo concessionário. O nacionalismo e o capital condicionam a concessão. Neste caso e na maioria dos países é o Estado que decide quem será concessionário, se baseando na premissa de quem tem mais capital tem mais potência e, por conseguinte, mais alcance. E assim ganha a concessão. No entanto esse raciocínio é uma meia verdade,  visto que realmente são os governos e não os Estados que adjudicam, apoiam ou controlam uma emissora de TV. Fatores políticos, falta de visão, oportunismo dos governos e manobras empresariais podem favorecer determinados grupos em detrimentos de outros, por vezes muito mais competentes, ricos e estáveis, que poderiam contribuir para uma considerável melhora do padrão artístico e cultural da televisão, além de aumentar o mercado de trabalho. Não deve ser novidade, nem para o leitor muito menos para os profissionais, que as repetidoras ou afiliadas das emissoras estejam nas mãos de políticos e outras autoridades que na verdade são os verdadeiros donos da status quo, expressão latina que designa o estado atual das coisas, do imutável panorama televisivo brasileiro.


A ideologia do emissor

No Brasil, como em qualquer outro país capitalista,  capital e os meios de produção, indústrias etc. estão nas mãos de uma classe intimamente ligada ao Estado, ou seja, a classe dominante, com uma ideologia que impregna o resto da sociedade. A ideologia como visão da realidade específica de um grupo, como conjunto de ideias e de valores, institucionais, religiosos, políticos, morais e artísticos etc., se populariza e se transforma em sentimento comum, quer dizer, passa a ser considerada verdade por toda a sociedade. 



Legião Urbana Que País é Este 1987


A música foi composta por Renato Russo, que ainda pertencia à banda punk, Aborto Elétrico. Porém, mesmo depois da dissolução da banda, essa canção continuou sendo apresentada por Renato Russo desta vez nos shows da Legião Urbana. Renato Russo aproveitou-se do cenário político brasileiro para finalmente gravar a música. Em 1987, o país vivia um momento complexo, como: dificuldade de estabilização política naqueles três primeiros anos sem governo militar – comprometidos no seu ideal pela morte de Tancredo Neves e da utopia que ele simbolizava – o fracasso do Plano Cruzado, o vazamento de Césio 137 em Goiânia, tudo isso em meio aos confusos trabalhos da Assembleia Constituinte. Assim, em 1978, ele escreveu a letra desta música, que é considerada uma das mais politizadas do nosso país, linha politizada do rock brasileiro.



Que país é este nunca foi gravada porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a mesma pergunta do título. 

Doc Comparato pg. 342.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O juizo final

Muitas semanas se passaram e as ondas agitadas da vida se fecharam sobre o frágil esquife de Eva. As necessidades cotidianas não respei...