Projeto Pedagógico Oficinas de Teatro em Inglês

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Human Body II


Doença e Bem-Estar

Existe grande diferença entre ausência de sintomas e bem-estar. Nós definiríamos bem-estar como um estado no qual um ser humano opera num nível ótimo de intergração entre os elementos do corpo, da mente e do espírito. O indivíduo que goza de bem-estar é aquele que, além de ser feliz, saudável e completo também vê propósito e significado em sua vida. Na definição de saúde e bem-estar, está implícita uma mudança de consciência que contribui para o aprendizado de novas ideias, ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo e, de modo geral, proporciona constante apoio ao crescimento psicológico e espiritual da pessoa. Do ponto de vista do tratamento, a escolha do bem-estar como meta significa que os médicos dão atenção para os problemas de saúde que afetam tanto o corpo como a mente. Entre as questões relacionadas com os efeitos da mente sobre o corpo estão as reações emocionais às doenças físicas e os fatores psicológicos que possam contribuir para a expressão ou agravamento de doenças. O médico holístico não é apenas um curandeiro, um psicoterapeuta, mas também um professor. Os pacientes são intruídos a respeito de alguns dos labirintos do relacionamentos mente - corpo e lhes é ensinado de que modo acontecimentos aparentemente independentes, tais como emoções e sintomas físicos, podem estar inteiramente relacionados. 


É fato bem conhecido, até mesmo pelos médicos tradicionais, que a mente e o copo exercem uma grande influência um sobre o outro. As coisas que afetam negativamente o corpo também produzem perturbações emocionais. Assim, a doença física produz stress emocional. Inversamente, perturbações emocionais primárias contribuem para o surgimento de sintomas orgânicos, tal como acontece na somatização da depressão ou na expressão de distúrbios relacionados ao stress. Os médicos holísticos tendem a estar mais atentos aos aspectos emocionais das disfunções somáticas do que seus colegas adeptos da medicina tradicional. O médico holístico interroga seus pacientes a respeito de sua saúde e bem-estar emocional em relação a diversos tipos de tensões que talvez os estejam afetando em casa, no trabalho ou em seus relacionamentos. Lamentavelmente, essas importantes questões frequentemente não são abordadas pelos médicos tradicionais. 


A disseminação de grandes clínicas com profissionais da saúde assalariados tende a limitar o tempo disponível para entrevistas e interações com os pacientes por causa dos custos financeiros e da necessidade de atender a um grande número de pacientes. Como o paciente passa rapidamente por essas cínicas, geralmente avistando-se com um médico de cada vez, a atenção que ele recebe é voltada apenas para problemas específicos. A proliferação de planos de saúde e de organizações semelhantes que oferecem a suposta vantagem de cobrir checkups periódicos está na verdade estimulando a realização de exames mais rápidos e superficiais em nome da redução de custos. O objetivo de muitas dessas novas organizações de assistência médica é a manutenção de seus clientes num estado de ausência de sintomas. Nada mais nada menos. Para não adotar uma posição inteiramente crítica em relação à medicina ortodoxa, é preciso reconhecer a existência de muitos médicos tradicionais que levam em consideração as necessidades emocionais de seus pacientes. A relação entre stress e doença é reconhecida pela maioria dos médicos tradicionais.



Medicina Vibracional Richard Gerber pg. 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O juizo final

Muitas semanas se passaram e as ondas agitadas da vida se fecharam sobre o frágil esquife de Eva. As necessidades cotidianas não respei...