Projeto Pedagógico Oficinas de Teatro em Inglês

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

As civilizações Islãmicas


Nenhuma outra região na terra experimentou tantas metamorfoses políticas, espirituais e intelectuais no curso da ascensão e queda de impérios poderosos quanto o Oriente Próximo. A divisão do Islã entre sunitas e xiitas, como resultado da controvertida sucessão de Maomé, deu origem à Taziyè forma persa de paixão, uma das mais impressionantes manifestações teatrais do mundo. Sir Lewis Pelly, que acompanhou a missão diplomática inglesa à Pérsia e foi aí agente diplomático, não era dado a exageros. Entretanto escreveu a respeito da Taziyè que se o sucesso de um drama pode ser medido pelo efeito que produz sobre as pessoas para quem é feito ou sobre as plateias diante das quais é apresentado, nenhuma peça jamais ultrapassou a tragédia conhecida no mundo muçulmano como a de Hassan e Hussein.


Dramatizações desse evento, muito enfeitadas por lendas, ainda são levadas no último dia do festival do Muharram. Elas duram do meio dia até bem tarde da noite, e constituem o clímax e finalização de dez dias de procissões religiosas, deste, iniciados ao alvorecer do primeiro dia do mês maometano do Muharram. Os fiéis vestidos de branco como os flagelados da Europa medieval, seguem pelas ruas com altos gritos de lamentações. Dois dias antes, no oitavo do festival, bonecos de palha, representando os cadáveres dos mártires de Kerbela, são deitados em esquifes de madeira e carregados de um lado para o outro entre lamentações intermináveis e estáticas.  Os homens flagelam a si mesmos com os punhos e espetam-se com espadas, fazendo sangrar o próprio peito e cabeça.


História Mundial do Teatro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O juizo final

Muitas semanas se passaram e as ondas agitadas da vida se fecharam sobre o frágil esquife de Eva. As necessidades cotidianas não respei...