Projeto Pedagógico Oficinas de Teatro em Inglês

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A Concepção Artistica da Ópera de Pequim


Por volta da metade do século XVIII, durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior, público. O nome, aliás refere-se meramente à origem do novo estilo, não à sua localização subsequente. O estilo Ópera de Pequim combina os dois elementos dominantes do teatro chinês; a perfeição uniforme do conjunto e também o desempenho individual singular do ator principal. O ator atua num palco vazio. Não conta com nenhum acessório externo para ajuda-lo. Tem que criar tudo unicamente por meio de seus movimentos, a ação simbólica, como também a ilusão espacial. É ele quem sugere o cenário e torna visível os acessórios cênicos inexistentes. O palco chinês é o mesmo de séculos atrás, uma simples plataforma com um fundo neutro por trás. Nenhum bastidor, nem palco giratório, praticável ou alçapão ajuda o ator, ele próprio precisa criar todo o cenário. 


Farewell My Concubine

Os únicos acessórios cênicos são uma mesa, uma cadeira, um divã coberto com um precioso brocado ou com um tecido cinza. Mas esses objetos podem representar qualquer coisa, um tronco, uma montanha, uma caverna, uma corte de justiça, uma fonte, um pavilhão. Se o ator sobe na mesa ou cadeira e cobre a cabeça, significa que ele se tornou invisível, que escapou de seus perseguidores. Se toma um chicote de montaria que lhe é entregue, significa que ele está montando um cavalo. Ele desmonta ao devolver o chicote a um servo, e quando o servo sai do palco com o chicote, está levando o cavalo embora. De acordo com a lenda chinesa, foi no período T'ang que as máscaras foram usadas pela primeira vez para transformar, disfarçar ou metamorfosear o rosto humano. Mas, fosse  o papel de um guerreiro ou de uma linda e jovem concubina, seria sempre interpretado por um homem, até o século XX. Embora não houvesse nenhuma exclusão categórica da atriz na China, como havia no Japão, até perto do fim da dinastia Ch'ing, no início do século XX, era considerado inconveniente para as mulheres aparecer no palco juntamente com homens. O privilégio de interpretar papéis femininos, da feminilidade masculina altamente estilizada, devia ser adquirido ao longo de anos de rigoroso treinamento, e isso era mais apreciado que a própria condição natural. 



Opéra de Péquim Le Serpent Blanc

História Mundial do Teatro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O juizo final

Muitas semanas se passaram e as ondas agitadas da vida se fecharam sobre o frágil esquife de Eva. As necessidades cotidianas não respei...