Projeto Pedagógico Oficinas de Teatro em Inglês

terça-feira, 25 de setembro de 2018

O peixe dourado



Hoje, o mundo nos oferece novas possibilidades. Este grande vocabulário humano pode se alimentar de elementos que, no passado, jamais foram combinados. Cada raça, cada cultura pode trazer sua própria palavra para uma frase que une a humanidade. Nada é mais vital para a cultura teatral mundial do que o trabalho conjunto de artista de diferentes raças e culturas. 


Quando tradições separadas se unem, há inicialmente obstáculos. Quando, por meio do trabalho intenso, um objetivo comum é descoberto, eles desaparecem. No momento em que desaparecem, os gestos e os tons de voz de cada um torna-se arte da mesma linguagem, expressando, por um momento, uma verdade compartilhada em que a plateia está inclusa. Este é o momento para o qual todo o teatro leva. Essas formas podem ser antigas ou novas, podem ser ordinárias ou exóticas, simples ou elaboradas, sofisticadas ou ingênuas. Elas podem vir das fontes mais inesperada, podem parecer totalmente contraditórias e mesmo mutualmente excludentes. Ainda que, no lugar da unidade de estilo, arranhem-se e se atropelem, algo saudável e revelador pode surgir daí. 


O teatro não deve ser maçante. Não deve ser convencional. Deve ser inesperado. Ele nos leva à verdade por meio da surpresa, da excitação, dos jogos, do prazer. Faz o passado e o futuro serem parte do presente, afasta-se daquilo que normalmente nos envolve, e anula a distância entre nós e aquilo que normalmente está muito distante. Uma história dos jornais de hoje pode, de repente, parecer muito menos verdadeira, menos íntima do que algo de outro tempo, de outro lugar. O que conta é a verdade do momento presente, o sentimento absoluto de convicção que só pode surgir quando uma unidade enlaça o artista e a plateia. Isso se torna visível quando as formas temporais serviram a seu propósito e nos trouxeram ao instante único, incapaz de se repetir, de quando uma porta se abre e nossa visão é transformada. 


Peter Brook Não há segredos p. 77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O juizo final

Muitas semanas se passaram e as ondas agitadas da vida se fecharam sobre o frágil esquife de Eva. As necessidades cotidianas não respei...